domingo, 11 de outubro de 2009

CIDADANIA X CORRUPÇÂO DO DIA-A-DIA

Alunos do 1º Ano 12 nas aulas de Filosofia (Professor Milton Ricardo de Souza), começaram refletindo sobre o Texto: Só de Sacanagem, com foco na Vergonha Política que nós brasileiros passamos com nossos governantes.



Em continuidade as demais turmas: 1º 10 e 2º 10(Liderados pelas regentes: Cássia Roberta dos S. Allesina e Iraci Scher) se autoavaliaram, com o objetivo de que houvesse uma reflexão sobre suas pequenas atitudes.



TAREFA:
PENSE NO SEU CARÁTER E COMENTE COMO ESTÁ VENDO OS CASOS DE CORRUPÇÃO EM TODOS OS LUGARES QUE FREQUENTA:



7 comentários:

Anônimo disse...

Hoje vemos em nossa sociedade uma falta de caráter...são pessoas egocêntricas,enganadoras.
Falta personalidade, falta Deus no coração...
Na escola pensam em tirar vantagens, nas fábricas e empresas as pessoas são compradas, são cheios de egoísmo, só pensam em "afundar" o outro.
Acredito que a solução de tudo isso é individual. Que o mundo só irá mudar quando as pessoas que nele habitam assumir o dever "de mudança".
Aluno: Darlan dos Santos (2º 10)

Anônimo disse...

No meio da loucura do dia-a-dia é difícil parar e refletir sobre o que fazemos.
Desde que nascemos somos cercados pela corrupção, é a única coisa que a televisão sabe mostrar. Até mesmo dentro de casa com´os pais, os tios, os avós, que as vezes tentam enganar uns aos outros, mesmo sendo da família.

Eu, particularmente cresci ouvindo meus pais falarem muito em Deus, mas não gosto de forçar minha fé e, depois eles me ensinaram que eu devo sim querer ter mais dinheiro, uma vida confortável e para isso tenho que ter um pouco de ambição, mas nunca precisei passar por cima de ninguém para alcançar isso...

Aluna: Lilian Ferrari (2º 10)

Anônimo disse...

Corrupção em nós mesmos!

Até onde vai sua honestidade? Sua sinceridade? Seu respeito?
São perguntas que devem ser feitas a si mesmo.

Eu não posso dizer que nunca menti, porque é difícil demais nunca mentir, mas desonesto tenho certeza que não sou.

Ser honesto abre muitas portas para o futuro, para a vida...

Seja verdadeiro, não seja corrupto!

Aluno: W. Gleison (1º 10)

Anônimo disse...

Exame de Consciência

Bom, é difícil se autoavaliar, não é fácil falar de si mesma, é mais fácil julgar o próximo.
Já que para ser "corrupto", não basta ser político, nós também somos corruptos.

Quantas vezes colocamos o nome em trabalhos de pessoas que nada fizeram para nos ajudar, recebemos troco errado em supermercados que não voltamos para devolver... coisas do dia-a-dia.

O filme foi um ótimo recurso para eu reavaliar meus valores.

Aluna: Críssia Thays de Moraes Leite

Anônimo disse...

Corrupção!

Como todo mundo eu tenho meus erros e acertos, normal.
Quando erro, os erros mandam "a conta" e não demora muito.
Quando me coloco em uma situação em que posso optar pelo correto ou pelo "atalho", eu opto pelo certo, tranquilo, tudo ocorre do jeito que deve.

No meu ponto de vista, faz parte do crescimento de uma pessoa, a evolução da capacidade de não pensar só em si, mas sim em um todo.

Aluna: Emanuely Moser dos Santos (1º 10)

Anônimo disse...

No meu conceito, de certa maneira todos somos culpados pela política, pois nós os colocamos lá. Pois o malandro, ou seja, o esperto sempre é o que ganha mais que os outros.
Isso já vem do berço, uma criança, por mais pura que seja, ela quer um brinquedo melhor que a de outra criança.

A ganância pelo dinheiro destrói a ética do ser humano, parece que o mundo gira em torno do dinheiro.
... Só deixaremos estes defeitos com muita força de vontade!

Aluno: Eduardo Finder (2º 10)

Anônimo disse...

... A corrupção está de certa forma espalhada entre nós, e com certeza, muitos poucos não se enquadrem nela.

Corrupção é conseguir Atestados Falsos de Profissionais também corruptos, para justificar a falta no local de trabalho ou de estudo. Em dias que antecedem feriados ou dias em que se sentem cansados.

Se começarmos a ser honestos, os corruptos serão envergonhados, pois se não houver quem aceite a corrupção, ela morrerá por si mesma.

Alunos: Allysson Budal (1º 12)
Jeferson Catarina (1º 12)