sábado, 17 de novembro de 2012

O QUE SÃO CICLOS BIOGEOQUÍMICOS?

Profª Simone
Disciplina: Biologia  

O planeta Terra tal qual conhecemos, é o resultado de inúmeros processos de transformação ocorridos após mais de 4 bilhões de anos. Estamos nesse exato momento tendo a oportunidade de participarmos de forma ativa e ciente do destino que estaremos dando não às nossas próprias vidas, mas sim, para aqueles que vierem habitar nosso planeta depois de nossa passagem. A evolução de nosso ambiente tem ocorrido neste longo período conforme o conceito da Teoria da Condensação, isto é, a condensação e concentração de todos os elementos químicos naturais. Com estas transformações e modificações ambientais também as espécies vem evoluindo. Mas esse processo por si só não existe. Ele mantém-se “vivo” através da permuta cíclica de seus elementos químicos que ocorre entre os seres vivos e o ambiente. Um movimento dinâmico nos ecossistemas! Estes movimentos, conhecidos como ciclos, envolvem alternadamente etapas biológicas, físicas e químicas, que denominamos de Ciclos Biogeoquímicos. Os principais ciclos que mantém “vivo” nosso ecossistema:

• Ciclo da Água 
•Ciclo do Carbono 
• Ciclo do Oxigênio
• Ciclo do Nitrogênio  

Cada um dos ciclos acima possui comportamentos particulares, únicos, mas eles também interagem um com os outros a ponto de que na ocorrência de desequilíbrio em um ciclo específico ocorra também um efeito dominó nos demais. Temos comprovado dia-a-dia que através da interferência do homem em cada um dos ciclos acima nosso ecossistema está alterado e ameaçado. Também vemos que é impossível travarmos as evoluções tecnológicas e o consequente modo de vida que essa nos traz. Cabe então a cada um de nós incorporarmos a preocupação ambiental em todas as ações individuais ou coletivas de nossas vidas.

 Fonte: http://artm.blog.terra.com.br/2008/09/28/a-importancia-dos-ciclos-biogeoquimicos/
 

Um comentário:

Sueli Biondo disse...

Parabéns Professora e alunos pelo excelente trabalho.

Seu comprometimento e profissionalismo nos deixa esperançosos de que a Educação "ainda" ocupa seu lugar no tempo e no espaço...

Valeuuuuu!