sábado, 2 de abril de 2011

MALABARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Ricardo Walter Lautert
MALABARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Turmas envolvidas: 1º12, 1º13, 2º.13 e 2.14
Conteúdo:
Malabares. Construção das bolinhas para realização da atividade, manuseio e prática com as bolinhas.
Objetivos:
Trabalhar a coordenação motora, coordenação olho-mão;
Aumentar a flexibilidade e a força;
Ajudar a ativar os dois lados do cérebro, o criativo e o racional;
Trabalhar diretamente com a concentração, a atenção, a lateralidade, a respiração e os reflexos;
Introduzir o praticante em uma busca pela respiração saudável e o ritmo;
Trabalhar diferentes áreas do organismo de forma lúdica;
Ajudar a desenvolver a perseverança e a ganhar autoconfiança.
Justificativa:
Malabarismo significa manipular objetos com criatividade, destreza e harmonia. Uma arte símbolo da grandeza que é o homem no domínio completo das faculdades do próprio corpo.
Segundo a lenda, o malabarismo surgiu numa ilha chamada Malabar. Lá os jovens deviam exibir suas habilidades com os malabares num ritual que celebrava a entrada na maioridade. Segundo a história, o malabarismo tem raízes mais antigas do que muitos esportes mais populares. Registros indicam que é uma arte praticada há milhares de anos.
No Egito existem inscrições funerárias datadas de dois mil anos atrás fazendo referência aos malabares.
Quanto aos tipos de malabarismo, existem muitos. Mas em geral, a essência é a mesma. Consiste em manter objetos no ar, lançando e executando manobras e truques. Também existem malabarismos onde só se manipulam objetos em contato com o corpo.
Os malabares de lançamento mais comuns são as bolinhas, que normalmente são apresentadas em trio. Praticantes mais experientes utilizam cinco ou até dez. O recorde registrado foi de treze bolinhas em cascata. Outro malabares conhecido é o de claves, que possibilita a execução com aparelhos como tochas, em apresentações ao ar livre. As argolas também são bem utilizadas.
Material utilizado
Balão, sacolas plásticas, tesoura, painço ou alpiste.
Relato: A maior parte dos estudantes das quatro turmas em questão tem se dedicado a construção dos materiais para a realização dos malabares, assim como no manuseio das bolinhas. No que diz respeito a aquisição das habilidades necessárias foi feito um vídeo com os passos para o aprendizado. Na próxima semana dia 04 a 09 de abril, estaremos melhorando nossas habilidades e aprendendo novos truques.







6 comentários:

Sueli Biondo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho, professor!
Tiveste uma excelente iniciativa. Os alunos estão interessadíssimos e com certeza alcançará ótimos resultados.

Sueli Biondo
ATP - Extensão

Ricardo disse...

Agora vem a parte mais dificil: aprender os truques, mas tá saindo. De repente uma apresentação no festival de talentos?

ELIANE disse...

Quero ver as fotos e se possível uma filmagem da atividade. Acho a iniciativa muito legal!

Anônimo disse...

... Nós, alunos do 2º 13, também fizemos as bolinhas e nos empenhamos para conseguir fazer os malabares.
Afinal, entre tropeços, dores e muita diversão aprendemos a fazer malabarismo e a admirar muito o Professor Ricardo!

Valeu!

Aluna: Jéssica Batista

Anônimo disse...

...Para fazer as bolinhas utilizamos sacola plástica, alpiste e balão. Foi muito divertido!
A melhor parte foi o malabarismo. Levei uns três dias para realmente conseguir... Custou umas dores nos braços, algumas gargalhadas, mas valeu a pena!
Obrigado professor por tornar nossas aulas mais interessantes e divertidas, mesmo que às vezes não exista recursos para isso.

Aluna: Aline Cardoso

Anônimo disse...

Nesse ano nossos professores Ricardo e Jorge tem uma difícil missão, pois nós alunos não temos acesso à quadra esportiva e eles não tem um ambiente apropriado para executar o que planejam para nós.
Assim, o professor Ricardo teve a brilhante idéia de confeccionar e ensinar a fazer junto com os alunos, bolinhas de malabaristas.
Foi uma ideia maravilhosa, pois proporcionou além de uma atividade divertida um aprendizado novo e diferente.

Aluna: Dominique Berndt