segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MICROSCÓPIO - CÉLULAS E TECIDOS

Aula sobre células (citologia) e tecidos (histologia) da espécie humana com os alunos do 1º 12.

Segundo a professora Fernanda Arins, na maioria das vezes, quando os professores de Biologia explanam sobre citologia e histologia os alunos precisam utilizar a imaginação para montarem uma imagem mental da célula, seus componentes e sua dimensão. A microscopia é a prática do uso do microscópio, instrumento que se destina a ampliar os objetos vistos para estudo.
A invenção do microscópio, cerca de 400 anos atrás, começou a revelar à humanidade o mundo minúsculo das células e dos microorganismos. Acredita-se que tenham sido dois holandeses, fabricantes de óculos, Hans e Zacharias Janssen, pai e filho, os inventores do primeiro aparelho em 1591.
Quando há a possibilidade do aluno ver ao microscópio uma célula de verdade, não aquela imaginária, ele pode compreender a imensidão de informações presentes em uma unidade estrutural tão minúscula.
As células, unidades básicas da vida, salvo raras exceções são de dimensões tão reduzidas que não são possíveis de observar a olho nu, é portanto necessário a utilização do microscópio óptico.


"A diferença de um ensino de Qualidade é exatamente isso, oportunizar aos alunos a vivência do conteúdo estudado".
Parabéns professora e alunos! (A.T.P. Sueli de Fatima Biondo)





Nenhum comentário: