sábado, 30 de abril de 2011

EXERCITANDO O CARÁTER / REFLEXÃO DE PÁSCOA

Enquete realizada no dia 19/04/2011 com as 12 turmas que estudam na Extensão Gertrudes Benta Conta.

Breve confira os resultados:

Visando a construção de uma comunidade escolar mais fraterna, justa e equilibrada, responda as questões atribuindo uma nota de 0 a 10 – Marque um X no número:
a) Ajudar pessoas, ser grato, demonstrar preocupação pelo outro, ações de gentileza, cuidar do Patrimônio, define Zelo.
Na Extensão GBC isso está acontecendo?
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)



b) Cumprir tarefas, ser pontual, persistir, fazer o melhor e na data certa é ser Responsável. Você está sendo?
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)


c) Justiça é agir de acordo com as regras, saber ouvir o outro, ficar do lado do que está certo, não tirar vantagens...
Em sua opinião na Extensão GBC praticam isso? (alunos, professores e funcionários)
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)



d) Ser tolerante, valorizar e respeitar diferenças define Respeito.
Sua turma está conseguindo isso?
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)



e) Cooperação, liberdade de expressão, direito de escolha, direito ao voto, participação nas decisões é ser um bom Cidadão.
Você está tendo esta oportunidade na Extensão GBC?
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)



f) Sinceridade é viver sem fraudes, mentiras, não burlando as leis e com coragem de assumir seus próprios erros.
Você se considera sincero? Atribua um número:
(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10)

sábado, 2 de abril de 2011

MALABARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Professor: Ricardo Walter Lautert
MALABARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Turmas envolvidas: 1º12, 1º13, 2º.13 e 2.14
Conteúdo:
Malabares. Construção das bolinhas para realização da atividade, manuseio e prática com as bolinhas.
Objetivos:
Trabalhar a coordenação motora, coordenação olho-mão;
Aumentar a flexibilidade e a força;
Ajudar a ativar os dois lados do cérebro, o criativo e o racional;
Trabalhar diretamente com a concentração, a atenção, a lateralidade, a respiração e os reflexos;
Introduzir o praticante em uma busca pela respiração saudável e o ritmo;
Trabalhar diferentes áreas do organismo de forma lúdica;
Ajudar a desenvolver a perseverança e a ganhar autoconfiança.
Justificativa:
Malabarismo significa manipular objetos com criatividade, destreza e harmonia. Uma arte símbolo da grandeza que é o homem no domínio completo das faculdades do próprio corpo.
Segundo a lenda, o malabarismo surgiu numa ilha chamada Malabar. Lá os jovens deviam exibir suas habilidades com os malabares num ritual que celebrava a entrada na maioridade. Segundo a história, o malabarismo tem raízes mais antigas do que muitos esportes mais populares. Registros indicam que é uma arte praticada há milhares de anos.
No Egito existem inscrições funerárias datadas de dois mil anos atrás fazendo referência aos malabares.
Quanto aos tipos de malabarismo, existem muitos. Mas em geral, a essência é a mesma. Consiste em manter objetos no ar, lançando e executando manobras e truques. Também existem malabarismos onde só se manipulam objetos em contato com o corpo.
Os malabares de lançamento mais comuns são as bolinhas, que normalmente são apresentadas em trio. Praticantes mais experientes utilizam cinco ou até dez. O recorde registrado foi de treze bolinhas em cascata. Outro malabares conhecido é o de claves, que possibilita a execução com aparelhos como tochas, em apresentações ao ar livre. As argolas também são bem utilizadas.
Material utilizado
Balão, sacolas plásticas, tesoura, painço ou alpiste.
Relato: A maior parte dos estudantes das quatro turmas em questão tem se dedicado a construção dos materiais para a realização dos malabares, assim como no manuseio das bolinhas. No que diz respeito a aquisição das habilidades necessárias foi feito um vídeo com os passos para o aprendizado. Na próxima semana dia 04 a 09 de abril, estaremos melhorando nossas habilidades e aprendendo novos truques.







ARTE E EDUCAÇÃO

Professora: Maria Terezinha Ribeiro Cardoso
Disciplina: Artes

Algumas imagens do Trabalho de Artes realizado pelos alunos dos 2ºs e 3º Anos da Professora Maria Terezinha R. Cardoso.

Parabéns pelo Trabalho realizado!