sábado, 23 de outubro de 2010

DIA DO PROFESSOR

No dia 15 de Outubro os alunos da Extensão Gertrudes Benta Costa fizeram a mais importante das homenagens do Ano.
Todas as nove turmas homenagearam seus regentes e auxiliares com músicas, mensagens, presentes e o mais importante "muito carinho, respeito e reconhecimento".

Parabéns a todos pela brilhante atuação e pelo trabalho que desempenham.

1º 10 - Ozéias (Química) e Eliane (Geografia)
1º 11 - Junio(Sociologia) e Renê (Artes)
1º 12 - Eurico (Inglês) e José Junior (Língua Portuguesa)
1º 13 - Jean (Ed. Física) e Zeneide (Matemática)
2º 09 - Karina (História) e Cássia (Artes)
2º 10 - Paulo (Geografia) e Antonio (Filosofia)
2º 11 - Douglas (Física) e Samaroni (Matemática)
3º 09 - Jacinta (Ed. Física) e Mauriclei (Língua Portuguesa)
3º 10 - Priscila (Biologia) e Estudos Regionais (Jorvanio)


























sábado, 2 de outubro de 2010

JOGOS ESCOLARES - EXTENSÃO BENTA COSTA

Tradicionalmente a Extensão Gertrudes Benta Costa promove anualmente os Jogos Escolares.
Neste ano de forma bem democrática optaram por Futsal Masculino e Handebol Feminino.
Nos dias 28 e 29 de Setembro das 19 horas às 22 horas, na Quadra de Esportes da Escola Municipal João Costa realizaram-se os Jogos.

Objetivo: Integração entre os participantes e motivação ao espírito esportivo.

Muitas pessoas colaboraram, principalmente os jogadores (fonte motivadora desta realização), porém queremos expressar nossos agradecimentos aos professores e em especial as seguintes pessoas:

Rafael da Silva Basso (organizador das equipes)



Professores de Educação Física: Jean (1ºs Anos)e Jacinta (2ºs e 3ºs Anos)




Rodrigo Celso Viana (professor do CAIC Mariano Costa) e José (Estagiário da UNIVILLE) - que atuaram como árbitros





Professor de Inglês Eurico e Professor de Português Mauriclei - que anunciaram a sequência das equipes



Vencedores (Futsal Masculino)



Vencedores ( Handebol Feminino)



REPERTÓRIO ORAL

A criatividade, coesão e coerência oral tomam conta das aulas de Língua Portuguesa na Extensão Gertrudes Benta Costa.
Os alunos dos 1ºs Anos 10, 11 e 12, com a motivação do Professor Junior são levados ao pátio da Escola, onde através de frases constroem textos divertidos, melhorando assim seu vocabulário, exercitando a imaginação e ampliando seu repertório oral, o que consequentemente auxiliará em suas produções textuais escritas.




SÁBADO - SINÔNIMO DE ESPORTES NA EXTENSÃO

Nos dias 18 e 25 de Setembro mais uma vez os alunos do terceirão estiveram jogando com professores no condomínio Raimanville.



O objetivo é fortalecer laços de amizade, relaxamento, além de proporcionar aos professores momentos de descontração e lazer.
Parabéns à todos - Pois nestes jogos não há perdedores ou ganhadores e sim "diversão entre amigos".




CUBISMO

Disciplina: Artes

Professor: Renê de Oliveira

Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.

O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

  • geometrização das formas e volumes;
  • renúncia à perspectiva;
  • o claro-escuro perde sua função;
  • representação do volume colorido sobre superfícies planas;
  • sensação de pintura escultórica;
  • cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

O cubismo se divide em duas fases:

Cubismo Analítico - (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

Cubismo Sintético - (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.